Mas, afinal, o que é a assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é uma área ainda desconhecida para muitas empresas que não percebem o seu enorme potencial para as marcas. Assim sendo, a MEDIA TAILORS explica-lhe tudo o que precisa de saber acerca desta área da comunicação pela qual somos tão apaixonadas.
Um pouco de história nunca fez mal a ninguém
A assessoria de imprensa nasceu no século passado, no ano de 1906, com o jornalista estadunidense Ivy Lee.
Ivy Lee foi o pioneiro na divulgação de informação empresarial de um modo transparente e pragmático aos meios de comunicação social, antecipando-se a outras fontes de informação que pudessem surgir, tendo em vista a prevenção e resolução de crises. É considerado, por muitos, o pai das relações públicas modernas.
Mas, afinal, o que é a assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa corresponde ao incentivo da publicação de conteúdo noticioso sobre de empresas ou organizações. A estratégia desenvolvida poderá ter diversos objetivos específicos, mas o propósito será sempre um: o de controlar ou moderar o posicionamento que uma empresa ou organização tem na agenda mediática.
O assessor de imprensa procura promover uma boa relação com os Órgãos de Comunicação Social (OCS) e comunicar investimentos, empreitadas, inovações, alterações no funcionamento da organização, eventos e iniciativas ou outros assuntos que tenham relevância mediática. Um outro objetivo frequente das empresas na criação de uma estratégia de assessoria é transformar os seus porta-vozes em opinion leaders – ou especialistas – do seu setor ou área, ou acerca de assuntos ou temas atuais e relevantes.
Que vantagens tenho em investir numa estratégia de assessoria de imprensa?
Não querendo puxar a brasa à nossa sardinha, a resposta é: imensas!
A assessoria de imprensa permite que as empresas tenham uma relação mais próxima dos OCS e, por isso mesmo, sejam consideradas as primeiras fontes de informação perante uma possível situação de crise ou de notícia sobre a marca.
Para além disso, a notoriedade que uma marca adquire ao estar, com regularidade, presente nos meios de comunicação, sejam eles generalistas ou especializados, é inegável. Uma marca muito presente, é uma marca que não se esquece!
Para ilustrar o que estamos a dizer, partilhamos convosco o caso particular de um dos nossos clientes, o Zoo Santo Inácio. Como tantas outras organizações, este parque zoológico foi obrigado a fechar as suas portas durante dois meses, na sequência da pandemia da COVID-19.
Durante esse período, toda a atenção mediática de que o parque usufruiu resultou exclusivamente da estratégia de assessoria de imprensa em curso.
Durante o período de encerramento foram geradas mais de uma centena de notícias sobre o Zoo Santo Inácio e, graças à divulgação em massa da reabertura, nesse dia, havia visitantes a aguardar a abertura das portas.
A assessoria de imprensa tem diversas vantagens facilmente mensuráveis e que podem fazer toda a diferença entre ter uma empresa largamente conhecida ou praticamente invisível aos olhos dos seus públicos.
Há mais alguma questão que gostaria de ver esclarecida sobre este tema?
Contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudar!