TikTok: tudo o que precisa de saber
O TikTok é uma rede social relativamente recente e conhecida pela divulgação de vídeos curtos e virais.
Não sendo, de facto, a rede ideal para a partilha de conteúdo informativo, longo, e demasiado institucional, o TikTok tem-se revelado uma rede importante no que ao marketing digital diz respeito. Para que possa tirar o máximo partido desta rede social, deixamos-lhe alguns conselhos a seguir para criar conteúdo adequado.
Conheça o seu público:
Cada plataforma tem o seu público distinto e conhecê-lo é fundamental para que o conteúdo partilhado seja bem-sucedido nas redes.
Em novembro de 2020, o TikTok era a aplicação com mais downloads na App Store, e a sétima rede social mais utilizada mundialmente, e totalizava 800 milhões de usuários ativos. Destes, 41% têm entre 16 e 24 anos.
Quase 50% dos utilizadores globais do TikTok têm menos de 34 anos
Percebermos qual o público predominante em cada plataforma é fundamental para que, por um lado, possamos perceber quais as redes sociais que mais se adequam à nossa marca e, por outro, possamos partilhar o conteúdo mais apropriado ao público que nela se insere.
Conteúdo diferente para plataformas distintas:
Sendo o público do TikTok, de facto, muito jovem, compreende-se por que razão o conteúdo mais bem-sucedido está relacionado com coreografias, desafios e, no fundo, conteúdo leve, divertido, dinâmico e extremamente visual e musical.
Por esta razão, invista em vídeos simples, que revelem o lado menos institucional e da sua marca, desvendando bastidores, rostos de Equipa, factos e curiosidades acerca da empresa.
Seja criativo:
A criatividade é chave, em especial no TikTok. Criar uma imagem singular, que diferencie a marca e com conteúdo fora da caixa, sem receio de apostar numa comunicação de proximidade, acessível ao seu público e “relatable” é a combinação certa para influenciar o sucesso das suas partilhas.