Tudo o que precisa de saber sobre Content Marketing

Content Marketing é um conceito que se baseia na criação de conteúdos para gerar relações e cativar audiências, através da partilha de informação útil e da criação de valor de uma marca. Difere do marketing tradicional, na medida em que esta técnica não tem qualquer discurso de vendas direto, aumentando, no entanto, a notoriedade da marca e a proximidade e confiança dos seus públicos, o que poderá traduzir-se, naturalmente, em conversões, ou seja, no aumento de negócio.

Para que o Content Marketing traga frutos para a sua organização é imprescindível que planeie uma estratégia diversificada de conteúdos: use imagens de boa qualidade, difunda vídeos, crie artigos e, em todos estes formatos e inevitavelmente, conte histórias!

A MEDIA TAILORS preparou um conjunto de dicas para o auxiliar na produção de artigos que cativem a audiência, influenciem ideias e desencadeiem ações.

Ora vejamos:

1. Planear

  • Conheça o seu público e defina um objetivo de comunicação (Por exemplo: imaginemos que a minha empresa vende tendas, que quero comunicar para jovens aventureiros e que o meu objetivo é posicionar a minha marca como uma empresa especialista em campismo. Posso fazer conteúdos como: os melhores locais para acampar; técnicas de como montar uma tenda em segurança; o que é o verdadeiro espírito campista; as cinco coisas que não podem faltar na mochila para acampar; entre outros.)

  • Defina um calendário de publicações com base no Princípio AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

  • Faça brainstorming online, veja o que é tendência e o que o seu público procura. Poderá usar ferramentas como o Google Trends ou o Ubersuggest.

2. Estruturar

  • Crie um título direto e atrativo. Não deve ultrapassar os 60 caracteres para ser totalmente visível nos motores de pesquisa;

  • Inicie o conteúdo com uma breve introdução e, se possível, responda às questões que se seguem: quem; o quê; quando; onde; porquê.

  • Adicione subtítulos, enumere assuntos, utilize negritos: são técnicas bastante úteis para que conteúdos em texto possam ser o mais visuais possível, mais leves e mais fáceis de ler em qualquer dispositivo (telemóvel, computador, tablet).

Dica extra:

No final, reúna todos os conteúdos, crie um E-book e ofereça-o a potenciais clientes!

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Será que a comunicação não verbal é assim tão importante?