Tudo o que precisa de saber sobre Content Marketing
Content Marketing é um conceito que se baseia na criação de conteúdos para gerar relações e cativar audiências, através da partilha de informação útil e da criação de valor de uma marca. Difere do marketing tradicional, na medida em que esta técnica não tem qualquer discurso de vendas direto, aumentando, no entanto, a notoriedade da marca e a proximidade e confiança dos seus públicos, o que poderá traduzir-se, naturalmente, em conversões, ou seja, no aumento de negócio.
Para que o Content Marketing traga frutos para a sua organização é imprescindível que planeie uma estratégia diversificada de conteúdos: use imagens de boa qualidade, difunda vídeos, crie artigos e, em todos estes formatos e inevitavelmente, conte histórias!
A MEDIA TAILORS preparou um conjunto de dicas para o auxiliar na produção de artigos que cativem a audiência, influenciem ideias e desencadeiem ações.
Ora vejamos:
1. Planear
Conheça o seu público e defina um objetivo de comunicação (Por exemplo: imaginemos que a minha empresa vende tendas, que quero comunicar para jovens aventureiros e que o meu objetivo é posicionar a minha marca como uma empresa especialista em campismo. Posso fazer conteúdos como: os melhores locais para acampar; técnicas de como montar uma tenda em segurança; o que é o verdadeiro espírito campista; as cinco coisas que não podem faltar na mochila para acampar; entre outros.)
Defina um calendário de publicações com base no Princípio AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Faça brainstorming online, veja o que é tendência e o que o seu público procura. Poderá usar ferramentas como o Google Trends ou o Ubersuggest.
2. Estruturar
Crie um título direto e atrativo. Não deve ultrapassar os 60 caracteres para ser totalmente visível nos motores de pesquisa;
Inicie o conteúdo com uma breve introdução e, se possível, responda às questões que se seguem: quem; o quê; quando; onde; porquê.
Adicione subtítulos, enumere assuntos, utilize negritos: são técnicas bastante úteis para que conteúdos em texto possam ser o mais visuais possível, mais leves e mais fáceis de ler em qualquer dispositivo (telemóvel, computador, tablet).
Dica extra:
No final, reúna todos os conteúdos, crie um E-book e ofereça-o a potenciais clientes!