Assessoria de Imprensa ou Relações Públicas: vamos esclarecer todas as dúvidas

Na última TAILORS’ NOTES verificámos que “Assessoria de Imprensa” é um termo pouco pesquisado no Google e a verdade é que sentimos que nem todas as empresas sabem do que se trata. É o nosso core business, o serviço no qual somos fortíssimos e pelo qual mais nos procuram e, por isso, vimos esclarecer todas as dúvidas de quem ainda não sabe o poder dos media.

 

Assessoria de Imprensa, Assessoria Mediática, Relações Públicas, são diversas as formas de nos referirmos ao serviço ou profissão! No entanto, sabemos que alguns dos nossos leitores ainda não estão totalmente familiarizados com o tema.

 

Ora vejamos, de forma muito resumida, trata-se da gestão da reputação da empresa ou organização junto dos meios de comunicação social; da criação de estratégias aplicáveis junto dos media que respondam a objetivos das marcas; da adaptação de mensagens a transmitir aos jornalistas de acordo com o tipo de meio e o público a quem queremos chegar, ou simplesmente de colocarmos a sua marca na agenda mediática.

 

Mas nem tudo é comunicável e há momentos em que a estratégia passa por não comunicar ou por anteciparmos possíveis crises. Então, como se processa? Vamos por passos:

 

01. Marcamos uma reunião com a sua Equipa de Marketing e procedemos ao levantamento das necessidades, expectativas e objetivos de negóci

 

02. Iniciamos o diagnóstico estratégico: Mergulhamos no universo da sua empresa e empenhamo-nos em conhecê-la por dentro. Estudamos o meio onde se insere, as particularidades do setor e os principais concorrentes e identificamos quem são e onde estão os seus públicos;

 

03. Definimos objetivos e identificamos a melhor estratégia para os alcançar;

 

04. Com base nestes pressupostos, construímos um plano operacional para um determinado período temporal (três, seis ou doze meses);

 

05. Estabelecemos canais de comunicação permanentes com os media e jornalistas estratégicos, impactando-os com informações relevantes trabalhadas ao detalhe. Empenhamo-nos em construir relações duradouras;

 

06. Analisamos os resultados com base em indicadores concretos e mensuráveis. Medimos esforços, calculamos o retorno do investimento e, com base nestes dados, ajustamos estratégias sempre que necessário.

 

Anterior
Anterior

Tudo sobre a plataforma da vida real

Próximo
Próximo

Google Trends: Como tirar partido desta ferramenta valiosa e gratuita?