Tudo sobre a plataforma da vida real
Talvez ainda não se tenha deparado com esta rede social, mas se gosta de estar a par de todas as tendências, damos a conhecer a plataforma que tem estado em alta entre os Millennials e a Geração Z. Chama-se BeReal e tal como o nome indica é exatamente para isso que serve: mostrar a realidade do nosso dia a dia.
Sem filtros, ferramentas de edição ou manipulação de imagem, sem vídeos, sem número de seguidores, sem mensagens e sem anúncios. Ver as rotinas dos amigos e reagir através de fotografias é o que esta rede social permite aos seus utilizadores.
Como funciona? O conceito é simples, possibilita apenas uma publicação por dia e quem não publica, não tem acesso a outras publicações.
Todos os dias, a uma hora totalmente aleatória, todos recebem uma notificação da aplicação e têm exatamente dois minutos para tirar uma fotografia com a câmara frontal e traseira do telemóvel, mostrando o que estão a fazer no momento.
É possível publicar com atraso, mas os restantes utilizadores vão saber qual foi a hora exata na qual a imagem foi captada. Também lhe permite repetir fotografias, no entanto todos conseguem ver quantas tentativas foram feitas. No fundo, o objetivo é ser o mais real possível.
Porque tem feito tanto sucesso? Nos primórdios do digital, as redes sociais destinavam-se a facilitar os contactos entre pessoas, contudo a evolução das mesmas incentivou à criação e partilha de diferentes conteúdos e o algoritmo, por sua vez, foi priorizando as publicações pagas. A necessidade de “dar um passo atrás” e simplesmente seguir e ver as rotinas dos amigos foi o que levou os mais jovens à procura de locais como o BeReal.
Então, como pode a minha marca tirar proveito desta app? Pense fora da caixa.
A plataforma dispõe do separador “discovery”, um feed infinito de BeReal público e é aqui que a sua marca pode brilhar. Seja atribuindo um código de desconto ou meramente mostrar o verdadeiro backstage que tanta curiosidade desperta. Bem sabemos que cada vez mais os consumidores valorizam a transparência das empresas e esta é uma boa forma de ser autêntico e criar uma relação com os seus clientes.