Comunicar melhor com a sua equipa em 5 passos essenciais

Uma boa comunicação pode fazer a diferença entre ser o rei do escritório e um ermita que ninguém conhece realmente.  Consequentemente, é o que poderá separar equipas felizes e colaboradores satisfeitos de um mau ambiente palpável.

Para que a sua empresa avance na direção certa é necessário que os seus membros estejam em sintonia e cabe-lhe a si garantir que todos sabem qual o caminho a seguir e reconheçam o objetivo ou propósito comum a todos.

Por tudo isto, compilámos 5 conselhos essenciais para comunicar melhor com as suas equipas.

1. Seja claro e objetivo. Não desperdice o tempo precioso de todos

Ao comunicar com a sua equipa deve ter um tom assertivo, confiante e utilizar vocabulário claro. Procure não deixar espaço para ambiguidades, na hora de distribuir tarefas ou projetos.

Deve falar calmamente, sem atropelos, e, simultaneamente optar por um tom motivador que mantenha os seus colaboradores interessados naquilo que está a dizer.

Planeie aquilo que pretende transmitir e que é importante que a sua equipa retenha. Discursos desconexos, longos, complexos e circulares vão fazer com que ninguém perceba exatamente o que está a querer dizer ou com que objetivo. Procure não dispersar e ser objetivo, ao longo de todo o seu discurso.

2. Esteja disponível para ouvir

Existe, ainda, em algumas organizações, a ideia errónea de que o líder deve agir como sendo uma figura de autoridade e que assume uma posição de superioridade.

Na MEDIA TAILORS não podíamos discordar mais deste modelo de liderança. Acreditamos que um bom líder é aquele que motiva a sua equipa para fazer um melhor trabalho e se superar a cada dia, distanciando-se sempre de uma figura puramente autoritária.

É fundamental que os líderes se mostrem abertos a receber feedback por parte do resto da equipa, seja ele positivo ou negativo e procurar ajustar a tomada de medidas ou o curso de projetos, conforme as opiniões que recebe por parte da sua equipa.

Estar disponível para ouvir e fazer questão que a sua empresa tenha um ambiente de partilha e que é permeável a críticas construtivas, tornará a sua equipa mais unida e mais envolvida no projeto que deve ser de todos. Não recuse à partida ideias ou sugestões contrárias às usualmente adotadas e, pelo contrário, estimule a criatividade e a busca de novas soluções.

3. Agende reuniões periódicas

Estar a par do trabalho que é feito pelas várias equipas de cada departamento é essencial.

Com este ponto, não queremos dizer que deva controlar todas as decisões que são feitas ou a evolução de cada projeto, que a sua empresa abraça – é extremamente importante delegar e confiar nos seus colegas –, mas sim que deve mostrar que está presente, disponível e pronto para apoiar as suas equipas, em qualquer momento.

O objetivo é, uma vez mais, que se mostre disponível para que a sua equipa possa conversar consigo e dar-lhe conta do que se passa dentro da empresa.

Estar disponível para falar regularmente com os trabalhadores presencialmente é importante para que os seus membros compreendam que estão todos unidos por um propósito comum e que é importante para si dedicar algum tempo da sua agenda a ouvir o que cada um tem a dizer.

4. As plataformas digitais vieram para ficar: faça uso delas

Se as plataformas digitais já eram uma realidade bem conhecida e da qual dificilmente conseguíamos escapar, agora, depois da pandemia causada pelo novo coronavírus, elas vieram definitivamente para ficar.

Seja qual for o ramo da sua empresa há, certamente, uma plataforma ao seu alcance e que se adaptará ao seu negócio e aos seus objetivos, facilitando o trabalho à distância e a sintonia dos vários envolvidos num mesmo projeto ou iniciativa.

Promova o uso destas plataformas para que a sua equipa comunique melhor, esteja onde estiver.

5. Realize atividades de team building

Neste ponto, saímos do escritório e do ambiente de trabalho do dia a dia para desafios e experiências novas cujo objetivo é o do fortalecimento das relações entre os vários departamentos e membros da sua organização.

As atividades de team building são iniciativas que têm como principal objetivo estimular o trabalho em equipa, criar vínculos entre os vários trabalhadores, aumentar a sua motivação ou, como não podia deixar de ser, melhorar a comunicação entre todos.

Procure realizar este tipo de atividades de acordo com o que considera serem os pontos que precisam de ser mais trabalhados pela sua equipa, para que os seus membros funcionem melhor em conjunto.

Pequenas mudanças geram grandes evoluções e, na MEDIA TAILORS, não temos dúvidas de que pequenas alterações no comportamento ou na estratégia de gestão de equipas, geram grandes progressos das empresas. Hoje é um ótimo dia para começar a implementá-las!

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