Instagram: 10 anos, 10 segredos

tablet com perfil de instagram aberto sobre lençóis, e com um café a acompanhar

Neste mês de outubro, o Instagram assinala 10 anos! Sim, já passou uma década desde que a rede social foi lançada e, atualmente, conta com mais de mil milhões de utilizadores a nível mundial, é a segunda maior rede social do mundo e, no nosso país à beira mar plantado, reúne, já, mais de 3,1 milhões de utilizadores.   

Como vemos, existem imensos motivos para que as marcas explorem esta rede, reforcem o seu posicionamento e criem uma pegada digital verdadeiramente “instagramável”.  

Para celebrar a data, a MEDIA TAILORS deixa-lhe 10 dicas úteis para criar ou melhorar o alcance da sua página de Instagram:   

01. Já tem um perfil comercial? Crie-o já! Só assim é possível usufruir de vantagens como: incluir informação detalhada sobre o seu negócio; acompanhar as métricas de desempenho do seu perfil ou aumentar a credibilidade.  

02. Defina uma estratégia de conteúdos. Crie um manual de normas e identidade, identifique as cores, o tipo e tamanho de letras a usar, bem como o tom e as mensagens que quer transmitir. Construa um estilo próprio e humanize o mais possível a sua página.  

03. Crie um calendário editorial. Produza conteúdos para um tempo alargado, aproveite os momentos de inspiração e estabeleça frequência de publicações. Invista nas Instastories e não se esqueça do Reels.  

04. Explore hashtags. Defina os hashtags ideais para sua marca. O Instagram fornece dados sobre os hashtags mais vistos, basta uma pesquisa pela palavra-chave antecedida por “#”. E lembre-se que existe um número máximo por publicação: não é possível utilizar mais de 30.  

05. Trabalhe com influenciadores digitais. Como vimos na última Tailors’ Notes, estes utilizadores, em diferentes segmentos (lifestyle, moda, viagens, família, sustentabilidade) e com diferentes dimensões (micro/macro), podem trazer ganhos inegáveis para as marcas chegarem aos seus públicos e, até mesmo, criarem uma imagem na mente do consumidor.    


06. Aumente a interação com os seus seguidores. Crie publicações que incentivem a interação: utilize call-to-action, perguntando aos seus seguidores a sua opinião (O que prefere? O que acha sobre este tema?); crie concursos e ofereça descontos.  

07. Utilize os links disponíveis na bio. A biografia da sua página é o local onde deve posicionar-se perante o seu público, por isso resuma da melhor forma a informação disponível sobre a sua marca e disponibilize o seu site. Também existem sites que permitem a colocação de mais do que um link, como poderá ver no perfil de Instagram da MEDIA TAILORS.

08. Conheça a sua concorrência. Pesquise, leia, esteja atento. Inspire-se: ver como o seu setor comunica é um excelente exemplo do que poderá fazer para novas ideias. Mas lembre-se: copiar é proibido. 


09. Analise as estatísticas e as métricas disponíveis. É imprescindível analisar a estratégia adotada. Quais são as publicações que funcionam melhor? Quais os melhores horários e dias para publicar? Esta informação está toda disponível na sua página, só precisa de ser olhada com atenção. 


10. A décima é o segredo do negócio. Fale com a Equipa de especialistas da MEDIA TAILORS para saber mais.  


DICA EXTRA – NA SUA PÁGINA COMERCIAL, SIGA APENAS MARCAS E INTERAJA COM ELAS.  

Esta é uma excelente forma de manter debaixo de olho boas ideias e de criar uma identidade digital. Quem nunca viu a Netflix Portugal a interagir com a Netflix Brasil? Ou a página do Dr. Bayard a responder a uma publicação da página da Control Portugal?  


Aproveite e espreite as páginas da PSP, da Worten Portugal ou do Licor Beirão. Inspire-se e surpreenda os seus seguidores!  

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