Descubra o poder das love brands

O amor tem um papel central na existência da humanidade, o que o torna relevante para diferentes ciências sociais, incluindo para o marketing.

Nos últimos anos, tem-se assistido a uma clara evolução no conceito de marketing, no qual a personalização, a interatividade e os relacionamentos afetivos ganham maior importância. A construção de uma marca representa uma forma de a empresa diferenciar a sua oferta da oferta dos concorrentes, exaltando valor para os clientes, investidores e potenciais colaboradores. Mas o que é o amor pela marca? Qual o impacto do amor pela marca para a sua empresa?

O marketing procura refletir a satisfação do cliente. No entanto, este sentimento de satisfação não é suficiente para o sucesso competitivo das marcas, pelo que é desejável criar um comportamento no consumidor que traduza amor pela marca.

O "amor pela marca", termo diretamente traduzido da expressão brand love, é um conceito de marketing que nos permite perceber a variação de comportamentos no relacionamento afetivo com uma marca após consumo.

O amor pela marca é um conceito particularmente original e rico que se encontra na intersecção de duas grandes áreas do marketing, isto é, o marketing relacional e a gestão da marca. Dito de outra forma, o estabelecimento e o desenvolvimento de relacionamentos fortes e mutuamente benéficos entre empresas e consumidores fica facilitado quando existe amor pela marca.

Relações afetivas criam vínculos entre os consumidores e as marcas, vínculos estes que se traduzem em rentabilidade e crescimento para as empresas. Este tipo de relacionamento permite concluir que não é suficiente satisfazer os consumidores. Mais importante do que clientes satisfeitos, é conquistar consumidores apaixonados pelas marcas, de tal forma que permitam gerar benefícios para a empresa.

Mas, será que os consumidores podem amar as marcas? Estudos realizados provam que sim. Ou seja, as marcas podem efetivamente despoletar uma relação de atração e compromisso que torna os consumidores apaixonados por elas. É, por isso, fundamental que as marcas reforcem a presença na mente dos consumidores e, mais importante do que isso, no coração dos mesmos. Só assim conseguem alcançar um relacionamento sólido com os seus públicos, usufruindo de diferentes vantagens que garantem a sustentabilidade do negócio.

Desenvolvendo este tipo de relacionamento, os consumidores vão defender as marcas que amam, vão falar sobre elas e funcionar como embaixadores das mesmas, influenciando outros consumidores e grupos.

A fim de desenvolver amor pela marca, as empresas precisam de garantir que os valores das suas marcas sejam coerentes e bem definidos, mantendo uma imagem forte e consistente.

Se produtos ou serviços marcarem os consumidores positivamente, se lhe proporcionarem experiências positivas e garantirem qualidade acima da média, os clientes podem tornar-se apaixonados por elas e criar relacionamentos afetivos fortes.

As empresas devem fortalecer a posição no mercado que querem atingir, adaptando as necessidades e evoluindo consoante os desejos dos consumidores. Devem criar marcas ativas e com história para se tornarem referências sólidas e de confiança.

Uma relação baseada no amor pela marca tem de ser trabalhada diariamente adotando-se estratégias que conservem a ligação forte, duradoura e estimulante. Tem de existir uma capacidade de resposta por parte das marcas, alimentando a relação e falando ao coração dos clientes.

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