Newsletter: de bom a excelente
Uma newsletter pode revelar-se como uma ferramenta de marketing indispensável na partilha de informação de uma marca, organização ou empresa, a uma determinada audiência.
É uma ação sem custos que pode trazer enormes vantagens para a criar ou aumentar relações com clientes ou potenciais clientes. Mas, atenção, as newsletters não deverão ter intenções de venda, pura e dura. Deverão, sim, informar o leitor e acrescentar valor.
Se ainda não usa esta ferramenta para comunicar com o seu público ou se está a pensar reformular o conceito da sua newsletter, deixamos-lhe alguns tópicos (e dicas também) a ter em consideração:
01. Defina objetivos, frequência e conceito: Do que vai falar a sua newsletter? Pretende aumentar o número de visitas ao site ou posicionar-se como especialista em determinada matéria? Vai habituar a sua audiência a envios semanais? Uma dica: crie um conceito diferenciador e convide cada um dos colaboradores a assinar a publicação.
02. Trabalhe a base de dados, escolha o layout e a plataforma de envio: Manter a base de dados atualizada, respeitando o RGPD, é fundamental para o sucesso do envio. Defina um layout que se coadune com a imagem da sua marca e, por fim, como plataforma de envio sugerimos o E-Goi ou o Mailchimp, mas há inúmeras opções a explorar.
03. Envie testes A/B, personalize sempre que possível e analise resultados: Analise o que é mais atrativo para o seu público e vá ao encontro do interesse da sua audiência. A comunicação não é uma ciência exata, por isso aproveite todos os resultados para tirar as melhores conclusões possíveis.
Não envie depois das 16h00.
Não existe uma fórmula mágica e tudo depende da área de atuação, no entanto, estudos (e a nossa experiência) comprovam que envios matinais têm maior sucesso.
Seja mobile friendly.
Se analisar os resultados do envio da sua newsletter vai perceber que grande parte da audiência a lê no telemóvel, por isso é essencial que seja adaptada para estes diapositivos.
Esqueça as newsletters ao sábado.
Os sábados são os Dias Mundiais de Não Sair Newsletter, a menos que trabalhe num jornal. Já aos domingos, as áreas do imobiliário e do retalho podem fazer alguns testes de envio.
Reduza as ligações externas.
O excesso de links leva os leitores para fora das newsletters e faz com que, grande parte das vezes, não regressem. Caso os inclua, sugerimos que o faça no final no conteúdo.