Para que serve um evento corporativo?
Combinar um café, um almoço de família, um jantar com amigos, uma ida ao teatro, ou uma simples ida à praia ou um passeio no parque. Todos os dias, todos nós alimentamos a nossa rede e estreitamos laços. Seja com a família, seja com os amigos. As relações, sejam elas de que natureza for, alimentam-se disso: contacto. Nada supera o vínculo emocional criado a partir do contato pessoal. Como se costuma dizer: “quem não é visto, não é lembrado” e, apesar do adágio ser já muito antigo, nunca como hoje fez tanto sentido. Seja nas relações pessoais, seja no ambiente empresarial.
A verdade é que estivemos, nos últimos dois anos, em razão da pandemia pela Covid-19, privados de podermos estimular a maior parte destes contactos. Na esfera das empresas, o trabalho remoto substituiu o presencial e os momentos de contacto físico mais estreito, seja com colegas, clientes ou fornecedores, migraram, em grande medida, para o digital. As vantagens são muitas, é verdade, mas pelo caminho perde-se autenticidade. Uma boa forma de equilibrar a balança é investir em eventos corporativos, momentos de partilha e construção de relações.
Os eventos corporativos são, nada mais, nada menos, que encontros que as organizações, empresas ou instituições promovem para os seus públicos – sejam eles internos ou externos -, com o objetivo de promover e estreitar o relacionamento entre trabalhadores, clientes, fornecedores, investidores ou outras comunidades de interesse. São, em suma, valiosas oportunidades para cultivar e amplificar os valores da marca, reforçar o posicionamento, aumentar a notoriedade e atrair novos trabalhadores, fornecedores e clientes.
07 EXEMPLOS DE EVENTOS CORPORATIVOS
CONGRESSOS E CONVENÇÕES
Este tipo de eventos podem ter âmbito regional, nacional ou internacional e têm duração mínima de 1 dia, apesar da média ser de 3 a 5 dias. Durante este tipo de eventos podem decorrer sessões com diferentes formatos (workshops, mesas redondas, simpósios, etc.), dependendo dos objetivos da organização.
APRESENTAÇÃO DE PRODUTO E ATIVAÇÃO DE MARCA
Têm como principal foco o lançamento de determinado produto ou marca e, em norma, são eventos planeados para acontecer em formatos informais, como por exemplo cocktails, festas, roadshows, entre outros. O grande desafio é captar a atenção dos participantes para o novo produto ou marca, reunir clientes e atrair potenciais novos clientes, investidores e stakeholders em geral.
FEIRAS E EXPOSIÇÕES
São eventos que reúnem um conjunto de empresas de bens e serviços onde lhes é dada a oportunidade de expor os seus produtos, serviços ou até projetos inovadores para um público específico. Dependendo do contexto onde são organizados, na maioria dos casos não é permitida a comercialização e venda durante a sua exposição; o principal objetivo é alargar a rede de contatos, potenciais clientes e dar a conhecer bens e serviços.
SEMINÁRIOS
Sequência de atividades aplicadas por profissionais especializados, normalmente com espaço para debate e discussão no final, com o objetivo de desenvolvimento de novas capacidades e de informação sobre um tema em específico. É normalmente estruturado por duas ou mais palestras.
CURSOS OU AÇÕES DE FORMAÇÃO
Eventos que têm como objetivo fornecer novos conhecimentos aos trabalhadores, bem como novas competências às equipas. Pode ser dividido em etapas ou ter a duração de vários dias.
FÓRUNS
Eventos de carácter mais informal com vista à troca e discussão de ideias entre os participantes. Neste tipo de eventos é normal haver um programa social forte, com várias atividades e jantares para aumentar o networking e o envolvimento dos participantes.
EVENTOS DE MOTIVAÇÃO E TEAM-BUILDING
Eventos de lazer com objetivos específicos de trabalho em equipa. Os conceitos podem ser puramente lúdicos ou educacionais e, na sua maioria, focados no relacionamento interpessoal e na mudança comportamental dos participantes.
Se pensa em promover um evento corporativo, saiba que pode contar com a Equipa de especialistas da MEDIA TAILORS, que trabalhará consigo durante toda a organização do evento – antes, durante e após -, de forma a garantir que se torna num acontecimento memorável.