Público-alvo VS Persona: quais as diferenças?

A definição do público-alvo e da persona são fundamentais para o arranque de qualquer negócio ou marca. O sucesso das estratégias de comunicação e vendas dependem do quão bem conhece as pessoas para quem vai direcionar o seu produto, as suas características e interesses.

Por isso, compreender as diferenças entre estes conceitos é essencial para potencializar o retorno de investimento (ROI) do seu negócio.

O público-alvo, também conhecido como target, é uma categorização social, demográfica, económica e comportamental do grupo que a empresa entender ser o consumidor da marca. Por outro lado, quando se define a persona, define-se um “protótipo” de uma pessoa específica.

O ideal é optar pela definição de uma ou mais personas, no entanto, caso não existam elementos suficientes para tal, devemos optar pelo público-alvo.

Considerando, sempre, que estamos a estabelecer traços gerais do nosso público, é uma forma bastante eficaz para comunicar para o maior número possível dos nossos clientes.

Exemplificando, seria:

ícone de mulher jovem

Nome: Matilde Vilar

Idade: 32 anos

Estado Civil: Casada

Grau de formação: Mestrado em Design

Localidade: Torres Vedras

Ordenado: 1250€

Hobbies: Viagens e Karaté

Redes Sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn

Compras/Categoria: Online/Tecnologia

ícone de grupo de pessoas

Género: Mulheres ou Homens

Idade: Entre os 25 e os 40 anos

Estado Civil: Casado/a ou Solteiro/a

Grau de Formação: Ensino Superior

Localidade: Litoral de Portugal

Ordenado: Média de 1000€

Hobbies: Desporto

Ainda tem dúvidas? A Equipa MEDIA TAILORS pode ajudar.

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