Público-alvo VS Persona: quais as diferenças?
A definição do público-alvo e da persona são fundamentais para o arranque de qualquer negócio ou marca. O sucesso das estratégias de comunicação e vendas dependem do quão bem conhece as pessoas para quem vai direcionar o seu produto, as suas características e interesses.
Por isso, compreender as diferenças entre estes conceitos é essencial para potencializar o retorno de investimento (ROI) do seu negócio.
O público-alvo, também conhecido como target, é uma categorização social, demográfica, económica e comportamental do grupo que a empresa entender ser o consumidor da marca. Por outro lado, quando se define a persona, define-se um “protótipo” de uma pessoa específica.
O ideal é optar pela definição de uma ou mais personas, no entanto, caso não existam elementos suficientes para tal, devemos optar pelo público-alvo.
Considerando, sempre, que estamos a estabelecer traços gerais do nosso público, é uma forma bastante eficaz para comunicar para o maior número possível dos nossos clientes.
Exemplificando, seria:
Ainda tem dúvidas? A Equipa MEDIA TAILORS pode ajudar.