Soundbites: Será que sabe tirar partido deles?
Já lhe aconteceu, certamente, memorizar uma frase ou expressão de entre uma longa entrevista, talk-show ou debate. Uma frase que, em poucas palavras, definiu, na perfeição, o que se estava a tentar dizer e a mensagem que se pretendia transmitir. Este é, precisamente, o tema deste texto: o soundbite.
Como sabemos, o objetivo último da comunicação, seja ela mediática, empresarial ou interpessoal, é o de transmitir uma mensagem, interessando o público naquilo que está a ser dito e ajudando a fixar uma ideia principal. É aqui que entra a peça fundamental do discurso atrativo, o soundbite.
Podemos definir os soundbites como frases ou expressões breves, sintéticas, e que geram um forte impacto. O objetivo deste tipo de fragmentos do discurso é serem reproduzidos pelos media, através de citação, possibilitando que o que é dito pela fonte seja transmitido diretamente ao público. É uma frase de tal forma impactante que se torna quase irresistível a sua reprodução exata ou seleção, no âmbito da peça jornalística.
Para que o soundbite seja bem construído e tenha êxito na sua missão de transmitir a mensagem há alguns aspetos a que devemos atentar:
Curto e conciso: O soundbite não deve ser uma expressão longa e intrincada, mas, antes, uma série breve de palavras que se unem para formarem uma frase apelativa que espelha com precisão aquilo que importa reter de todo o discurso.
Atenção às palavras: Escolher cuidadosamente as palavras e tempos verbais que mais facilmente se poderão destacar por entre a totalidade do discurso é extremamente importante para que o soundbite seja “apanhado” pelo recetor.
Ritmo: o discurso oral ou escrito tende a ter ritmo próprio e regular. De modo a que uma expressão possa sobressair por entre esse discurso, deve procurar que este rompa com o ritmo mais ou menos constante estabelecido no restante discurso.
Repetição: o soudbite deve ser repetido e sublinhado ao longo da comunicação mediática do assunto a que diz respeito, de modo a que seja mais facilmente retido.
Se ainda lhe restam dúvidas sobre como impactar o seu público-alvo do modo mais eficaz, conte com a Equipa MEDIA TAILORS.