Tendências a não perder de vista em 2022
Mais um ano que passou quase sem darmos conta. Ao longo desta jornada, fomos partilhando as novidades no mundo da comunicação e do marketing e esperamos ter ajudado a sua marca, seja com exemplos de campanhas bem-sucedidas, seja através de dicas acerca daquilo que não deve fazer ou da forma como não deve comunicar.
Falámos-lhe do aumento notório dos podcasts, do alcance surpreendente do TikTok ou da necessidade crescente de ouvirmos e contarmos histórias que nos envolvam, da vontade que todos temos em pertencermos a uma comunidade. Chamámos a sua atenção para o impacto do vídeo, para estratégias digitais de sucesso, como as parcerias com micro influenciadores, e para a urgência da criação de uma estratégia omnicanal que não esteja dependente “de casas alugadas”, como o Facebook ou o Whatsapp, cujo funcionamento já percebemos que não controlamos de todo.
Estes foram alguns dos temas que, na TAILORS’ NOTES, marcaram o ano. Mas o que se espera que sejam as tendências de 2022?Naturalmente que não esperamos que seja o fim dos podcasts ou que o apagão do Instagram nos afaste das redes sociais. No entanto, há um conjunto de técnicas que a Equipa MEDIA TAILORS considera que vão ser uma tendência e que, por isso, queremos partilhar consigo.
01. The creator effect: influenciadores
Com o mercado cheio de diferentes opções para o mesmo produto, é normal que necessitemos de ouvir opiniões de quem nos inspira para tomar decisões de compra. E é aqui que os criadores de conteúdo entram. Análises de produto, inclusão do produto no dia a dia, com mais ou menos evidência, o que se pretende é que o consumidor possa aproximar-se na marca e que, na hora de comprar, se lembre dela.
02. O fim do B2B e B2C e o início era H2H
Longe vão os tempos em que os negócios eram catalogados por Business to Business (B2B) ou Business to Consumer (B2C). Chegou a era Human to Human (H2H) ou Person to Person (P2P). Por detrás de todas as relações comerciais estão pessoas e é exatamente às pessoas a quem queremos chegar, com quem queremos criar relacionamentos duradouros, assentes na confiança e lealdade.
03. Eventos híbridos - as potencialidades
Os eventos híbridos foram uma clara tendência do último ano e, na realidade, vieram para ficar. Esta nova conceção que junta iniciativas presenciais com as soluções virtuais permite uma maior audiência, sem fronteiras, e traz inúmeras vantagens tanto para os anfitriões e patrocinadores, como para os participantes. Maior alcance, mais conteúdo diversificado, mais formas de interação são alguns dos benefícios a destacar.
04. Inteligência Artificial e assistentes virtuais
A Inteligência Artificial existe e há que fazer uso dela. É uma excelente forma de melhorar o relacionamento com os clientes, entendendo, de facto, o que procuram, as suas preferências e desejos. Um bom exemplo são as assistentes virtuais que conseguem, de forma célere, responder às necessidades da sua audiência. O seu impacto é tão positivo que se estima que, nos próximos anos, o crescimento deste tipo de assistentes seja superior a 50%.