Tendências a não perder de vista em 2023

2023 chegou cheio de novidades e as tendências para este novo ano consolidam a nova visão que as marcas têm sobre os consumidores. Uma visão que começou a moldar-se já em 2020 e que cruza a humanização, com a personificação e, claro, com as sensações. No fundo, provocar sensações nos consumidores, respeitar os seus sentimentos e propor experiências imersivas são as linhas orientadoras das grandes empresas nos últimos anos. Por isso, 2023 não poderia ser exceção.

 

Nesta newsletter, poderíamos destacar a Inteligência Artificial, o ativismo das marcas, todo o poder do digital ou até realçar a cor do ano da Pantone – o Viva Magenta 18-1750, uma tonalidade cheia de energia e vitalidade –, mas preferimos partilhar a projeção da MEDIA TAILORS sobre este ano que agora arranca.

Vídeos curtos e na vertical

Com o crescimento exponencial do TikTok e do Instagram Reels, as marcas têm vindo a apostar em vídeos curtos e verticais que, para além de promoverem os seus produtos ou serviços, contem histórias e partilhem valores. A internet é volátil e não queremos aborrecer os seguidores com publicidade pura e dura, por isso cada conteúdo deve transmitir uma ideia, um conceito.  

O poder dos cocriadores  

Os influenciadores não são mais vistos como "modelos de publicidade", passando agora a ser considerados pelas grandes marcas como parceiros e cocriadores de conteúdo porque, bem sabemos, que ninguém está nas redes sociais para ver anúncios, mas sim deixar-se inspirar por histórias ou opiniões daqueles que podem até ser vistos como "pequenos" líderes entre diferentes gerações.

Autenticidade - BeReal

Mais do que seguir tendências ou vídeos virais, as marcas devem entender onde está a essência de cada tendência, ou seja, perceber que por norma os seguidores procuram autenticidade e que já não funciona a imagem perfeita dos anúncios de perfumes no Natal. O que se pretende é proximidade e realidade, não estivesse o BeReal, a mais recente rede social, a ganhar espaço entre os jovens.

Propósito – ser verdadeiro 

Os consumidores exigem perceber quais são os propósitos das marcas, conhecer os seus posicionamentos e valores, seja em questões sociais, políticas ou ambientais. No entanto, muito cuidado ao comunicar estes conceitos: exige-se verdade. Recorde-se do anúncio da Vodafone que motivou inúmeras partilhas pelos valores que transmitia, valores esses que rapidamente foram postos em causa por antigos trabalhadores.  

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