Analisar resultados - está a avaliar bem a sua estratégia?

Na MEDIA TAILORS, todos os dias trabalhamos junto dos nossos clientes para delinear e materializar planos estratégicos mediáticos e digitais, de acordo com objetivos traçados e tendo em consideração problemas para os quais é necessária uma solução.

 

Pois bem, acontece que depois de operacionalizado o plano, chega o momento de avaliar o seu sucesso. Mas, com tantos dados disponíveis para medir, quais são aqueles aos quais deve prestar mais atenção? E o que significam?

 

Hoje, deixamos alguns dos dados que avaliamos no momento de averiguar o sucesso da estratégia de comunicação offline e online dos nossos clientes:

 

01. Número de Notícias – em estratégias de assessoria de imprensa, o número de notícias publicadas com referência à marca é uma das variáveis mais importantes que há a avaliar porque permite que percebamos a evolução da sua presença mediática e ajustemos a estratégia definida em função dos resultados obtidos. Mas atenção, quantidade não é sinónimo de qualidade, pelo que é necessário que vá avaliando também o tamanho das peças, o tipo de meio no qual foram publicadas ou transmitidas e, claro, as mensagens-chave que foram salientadas.

 

02. Retorno Financeiro – Se nunca trabalhou a comunicação mediática da sua marca, talvez não perceba exatamente o que significa esta métrica. O retorno financeiro converte o espaço, posição, duração e outras variáveis que as notícias publicadas ocupam nos Órgãos de Comunicação Social no preço que custariam caso se tratasse de publicidade. Assim sendo, peças maiores, com mais destaque (como uma chamada à capa, por exemplo) ou em meios com maior preponderância nacional vão significar um maior retorno e uma maior projeção da marca.

 

03.  Alcance – Reconhecendo o impacto das plataformas digitais nos negócios, é muito provável que já esteja familiarizado com esta métrica e que saiba que mede a quantas pessoas chegou o conteúdo publicado nas redes sociais. Hoje, ter determinado número de seguidores não significa que esse público veja as fotografias ou vídeos que são partilhados e, inversamente, é verdade que são diversas as ocasiões em que muito mais público do que aquele que segue a marca, tem contacto com os seus conteúdos. Por isso, é importante avaliar o alcance dos conteúdos e adaptar a estratégia sempre que necessário.

 

04.  Taxa de interação – A taxa de interação deve ser talvez o valor que melhor mede a adequação dos conteúdos partilhados com o nosso público. Ao contabilizar as pessoas a quem chega o conteúdo e as suas interações com o mesmo – sejam gostos, partilhas ou comentários – podemos perceber se estamos no bom caminho e a fazer partilhas que o nosso público considera interessantes e uma mais-valia. Maiores taxas de interação, significam públicos mais conectados com a nossa mensagem e, por isso, seguidores mais fiéis.

 

Agora que já percebe alguns dos dados a que deve dedicar a sua atenção tanto on como offline, está no momento de criar uma estratégia que lhe permita obter os melhores resultados em cada um destes parâmetros.

 

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