Comunicação para públicos restritos: desafios e soluções!

No dia a dia de uma agência de comunicação, o contacto com clientes de diversas áreas é constante. Aliás, como alfaiates que somos sabemos que cada cliente é único e que os produtos que comercializam também o são. De vinhos à saúde, da charcutaria à advocacia, muitos são os temas que são tratados na MEDIA TAILORS.
 
Entender o público-alvo: crie uma persona!
Por muito restrito que seja o nicho para o qual vamos comunicar é essencial que seja compreendido e estudado corretamente. Para isso, a forma mais eficaz é a criação de uma persona. 


A persona tem como objetivo traçar as linhas psicológicas e sociais dos consumidores da marca. Referem-se a características como a idade, o género, a localização geográfica, os interesses, a profissão, entre outros dados demográficos e comportamentais. 


No final, está criada uma pessoa fictícia que agrega as características mais importantes que identificam o público-alvo da sua empresa. 
 

Escolher os órgãos de comunicação social certos!
A razão pela qual é crucial comunicar com os órgãos de comunicação social certos é simples e prende-se com a relevância do conteúdo. Quando trabalhamos assuntos específicos e que se dirigem a nichos opta-se maioritariamente por meios setoriais, especializados no tema que mais interessa para a marca, havendo, portanto, uma maior eficiência na escolha dos locais que comunicam o seu negócio.  


Por vezes, há temas que não interessam a órgãos de comunicação generalistas. Mas atenção: isto não significa que o tema não seja relevante, podendo sim ser encarado como demasiado especializado para esses meios. Nesse sentido, é preciso ter um verdadeiro olho de lince para detetar quais são os meios que mais interessam para cada negócio. 


Personalize a mensagem para o segmento que quer comunicar!
Seja qual for o target, a mensagem deve de ser personalizada. Nenhum público gosta de conteúdos lineares e sem qualquer ligação pessoal, no entanto, quando o público é restrito, a atenção a este tópico deve ser redobrada. 


Dê a entender que está a comunicar apenas para uma pessoa, capte a sua atenção e forneça informação que interesse com base na persona previamente criada. Essa mensagem vai ser útil para grande parte do público-alvo e será mais fácil alcançar objetivos concretos!  


Se precisar de consultoria, contacte a Equipa MEDIA TAILORS: geral@mediatailors.pt 

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