Copywriting: A arte de fazer agir

“Make it simple. Make it memorable. Make it inviting to look at. Make it fun to read.” – Leo Burnett 

Com os milhares de conteúdos que são disponibilizados diariamente nas redes sociais, é muito fácil não prestar atenção a todas as publicações que lhe aparecem na tela do seu ecrã. É para combater este problema que o copywriting é essencial no mundo do marketing digital (e não só). 


Criar mensagens que apelem à atenção do leitor e, de preferência, que o levem a agir, traduz-se numa arma de peso para promover um determinado produto ou serviço. Entre anúncios publicitários, newsletters, publicações em redes sociais, rótulos de produtos, entre muitas outras formas de copywriting, o objetivo é sempre o mesmo: suscitar uma reação no público a quem chega determinada informação. 
 
Técnicas para produzir um bom copy


Nesta TAILORS’ NOTES destacamos as mais importantes: 

  • Tenha em consideração a persona do público-alvo – Todo o conteúdo tem o intuito de convencer um determinado público a agir. Para isso, é necessário conhecer o tipo de pessoa para quem estamos a comunicar; 

  • Utilize verbos de ação nos CTA (call-to-action– Os verbos como ‘subscreva’, ‘comente’ ou ‘clique’ apelam à ação e ao envolvimento do público; 

  • Conte uma história – Relacione-se com o leitor. Num mundo onde a IA impera, os clientes e consumidores sentem mais conexão quando uma história é pessoal, verdadeira e personalizada; 

  • Use uma linguagem persuasiva – Escreva de forma a incentivar o leitor a tomar a posição que mais convém para a sua marca; 

  • Desperte curiosidade – Não diga tudo de uma vez. Deixe ficar informações nas entrelinhas; 

  • Crie a sensação de urgência – Faça com que o leitor precise do produto ou serviço que está a oferecer. 

Copywriting e Inteligência Artificial: o que muda? 


Efetivamente, quando aliamos a criatividade humana ao poder da IA, o resultado pode ser realmente inovador. Esta nova e poderosa ferramenta está cada vez mais desenvolvida e pode ser uma aliada para bloqueios criativos. 


No entanto, a mão humana é insubstituível na edição e revisão dos copies, de forma a garantir que a vertente pessoal não é apagada, que os conteúdos sejam adaptáveis ao público-alvo e, claro, sejam diferenciados! 

Caso pretenda experimentar este serviço e verificar se de facto faz a diferença para o seu negócio, marque já uma reunião com a Equipa de Copywriting da MEDIA TAILORS. Experimente e deixe-se surpreender. 

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